quinta-feira, 23 de julho de 2009

A Batalha Espíritual

A Batalha Espíritual

"Esse mundo não é um parque de diversões, mas um campo de batalha". ( A. W. Tozer)
Meus amados amigos, é interessante como muitas vezes esquecemos dessa verdade.
E há três inimigos fortíssimos marchando contra nós nesse momento: Satanás, o mundo e o nosso próprio coração!
Satanás

A maior arma de Satanás é a mentira/dúvida: Ele é quem nos pergunta: Será que Deus existe mesmo? Será que ele te ama mesmo?
João 8.44 “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.
João 10:10 "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Mas a bíblia nos apresenta uma arma contra ele: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós". (Tiago 4:7)
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar". (1 Pedro 5:8-10)
O Mundo

I João 2.16 “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”
Mas temos também o segredo para vencer o mundo: a nossa FÉ!
I João 5.4 e 5 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”
O nosso próprio Coração

Esse é um dos nossos piores inimigos!
Tiago 1. 14 e 15 “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.”
Jeremias 17:9 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?"
Mas temos conselhos de Deus para a nossa batalha:
Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Efésios 6.11-13 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”
"Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; " (Efésios 6:14-17)
(Autor: Pedro Vilela)
(Modificações e Postagem: Beatriz Protazio)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Verdadeira Sabedoria

Para começar, explicarei o título. O título na verdade quer dizer, 'a verdadeira sabedoria na mente de Cristo, descrita por Salomão', tentei explicar ou pelo menos transmitir sobre o que Deus tem me aberto os olhos à respeito da Verdadeira Sabedoria.
Para iniciar, tomaremos como base, o trecho de Provérbios 9; 7-9.
“O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina”.

O Rei Salomão, brilhantemente ilustra uma realidade em nossos dias, creio assim que seus contemporâneos agiam de forma semelhante aos meus.
Quando ele diz: “O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si;”, aplicando na atualidade é simplesmente o fato de que não devemos insistir e argumentar, por vezes até discutir com aqueles que zombam de nossa crença, afinal tolos são eles, e nós não ganharemos nada mais que um bela dor de cabeça. Assim como, quando ele cita “o que censura o ímpio recebe a sua mancha”, percebe-se ai, não uma negação do autor à pregação o evangelho às criaturas, e sim um ensinamento, que exemplifica como deve ser nosso comportamento ao receber palavras amargas e até mesmo hostis daqueles que não partilham de nossa fé(e não somente com estes, mas também com nossos irmãos em Cristo), semelhantemente ao que Cristo nos irá mostrar no NT, quando ele diz em Lucas 6:29 - “Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra” .. , Salomão nessa passagem nos encoraja há agir com sabedoria, ter a mesma mente de Cristo, e é essa a essência do genuíno evangelho.Mas não é só isso, Salomão nos mostra o ‘lado bom da moeda’, meditando essa passagem é como se meus olhos fossem abertos para o reconhecimento do tolo e do sábio, das minhas próprias atitudes, as sábias e as tolas, e para me encorajar a mudança, a mudar, a ter a mente de Cristo, agir e principalmente pensar como Ele pensava, quando Salomão cita, “repreende o sábio, e ele te amará” .., fica tão transparente quanto a água que aquele que é realmente sábio, e ama a sabedoria, não despreza o concerto, mas sim ama a correção, e não só isso, ama a quem corrige. E se pararmos para analisar nosso cotidiano, quando fazemos algo errado e nossos pais dizem ‘meu filho mais tarde você entenderá que o que estou fazendo é porque te amo’, confesso, isso me soou sínico, por toda a vida, mas lendo Provérbios entendi o verdadeiro sentido dessa frase, e que não apenas eles nos amam, mas que se nós somos sábios/ou nos consideramos como tais, devemos amá-los também.
Finalizo, este texto com Provérbios 9; 10:
“ O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”.

Sola Scriptura.
Escrito em: 17 de Julho de 2009.
(Autoria e Postagem: Beatriz Protazio)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Conversa Cristã Decente

Conversa Cristã Decente

“Eu nunca tive problemas com Cristo, mas os Cristãos sempre me deram dor de cabeça, e eu costumava evitá-los se pudesse, eu sempre os achei desinteressados culturalmente e politicamente. Achava muito difícil ficar a vontade com eles, eles pareciam tão estranhos pra mim, e estou certo de que eu era estranho pra eles.” (Bono Vox)

No início da minha curiosidade sobre o Cristianismo eu fazia o possível para me informar sobre tudo a respeito disso, e conseqüentemente isso me levou a dois hábitos naturais de qualquer pessoa que se envolve com o Cristianismo. Primeiro, eu passei a conviver com Cristãos diariamente e me afastei das pessoas que não freqüentavam os mesmos lugares que eu. Segundo, passei a conviver cada vez mais próximo de lideres no meio Cristão, e eu ainda não sabia como eu estava sendo tolo. Quando comecei a conviver com Cristãos constantemente aprendi algo que me surpreendeu o bastante para me fazer pensar que eu estava “pecando” em meus próprios pensamentos, eu passei a separar o Cristo que falava nas escrituras dos Cristãos. Eu me perguntava constantemente, “Por que os Cristãos fazem isso se Cristo não fazia?”, e isso foi um choque em todos os meus conceitos, você passa a vida inteira aprendendo e ouvindo uma coisa, até que você busca conhecer o verdadeiro Cristo e encontra conceitos completamente diferentes. Foi quando busquei lideres, ou pessoas que, de alguma forma, tinham influencia sobre os ensinamentos dentro das “igrejas”, e foi o segundo choque, e o mais forte. Quanto mais eu conhecia os lideres, menos eu queria me tornar um deles, e foi exatamente o momento em que eu comecei nivelar todas as pessoas, os lideres eram tão comuns quanto os que nem sequer freqüentavam aquele lugar.No meio de toda essa revolução que estava acontecendo na minha cabeça, conheci outros que estavam chegando ao mesmo nível de loucura que eu, afinal, só pode ser loucura que todos estejam errados e eu certo? Na verdade, eu também estou errado! Percebi que todos nós somos os “errados” da história!

O Cristianismo deveria ser simples e contagiante, e o que torna isso contagiante é a falta do preconceito, e é exatamente a grande questão. Os Cristãos ainda estão presos aos velhos conceitos culturais da sociedade, e o grande problema do Cristianismo foi quando passaram a misturar Culturas e Crenças. O Cristianismo deve ser puro, deve ser visto em sua essência, sem influencia de personalidades ou culturas de diferentes gerações. Vejo essa mistura como a tentativa de uma geração tentar consertar a outra, mas de forma errada, o erro foi tirar a pureza e a simplicidade do Cristianismo. Eu vejo como tantos jovens hoje em dia ainda se sentem acusados por terem uma tatuagem, ou até mesmo por terem cabelos longos ou curtos, ou pela sua maneira de se vestir, e isso veio consumindo sua personalidade, e dessa maneira fizemos um Cristianismo problemático. Você se lembra quando as tatuagens ainda eram vistas como algo marginalizado em nossa sociedade? Certamente que em alguns lugares isso ainda é visto assim, mas nunca isso deveria ser defendido através do Cristianismo, assim como sempre o fizeram, usando textos e trechos da Bíblia, textos que são tão convincentes que criaram toda uma ideologia em cima disso. Mas esse não foi o único caso, muitos problemas foram criados por interpretação errada de textos, pela maneira como foi ensinado durante décadas, novas religiões foram criadas, a própria igreja se dividiu em denominações, essas denominações se dividiram e outras e outras denominações, cada uma com sua crença, cada crença com seu próprio meio de salvação, e pior, essa divisão foi tão marcante que “igrejas” passaram a zombar de outras “igrejas” e a lutar entre elas.

Mas chegamos a um ponto critico, a forma sutil como isso nos atingiu, nós criamos divisões até mesmo dentro de nossas próprias “igrejas”, pegamos o péssimo costume de olhar os defeitos superficiais das pessoas, falamos de sua maneira de se vestir, de suas tatuagens, de sua classe social, passamos a selecionar nossos amigos, fechamos a porta para os menos favorecidos, passamos a olhar valores errados, idéias erradas, nós simplesmente pegamos todo aquele quadro criado por Cristo e dividimos em milhares de partes, e cada parte se recusam a juntar as outras. Criamos uma divisão entre membros, lideres e pastores, demos mais credibilidade a um do que a outro, e esquecemos que Jesus Cristo era uma pessoa simples em seus conceitos.Mas, como juntar tudo de novo? Como mudar o que está estragado? Ou montar o que foi tão dividido? Acredite! Quem vai mudar as coisas são as mesmas pessoas que são chamadas de “loucas” ou de “rebeldes” pelos lideres e membros da igreja, são as pessoas que decidiram esquecer a religiosidade e passaram a amar mais o seu próximo. Decidimos ter uma Conversa Cristã Decente e deixar nossos velhos costumes pra trás, porque é assim que essas pessoas passaram a ver o Cristianismo, um lugar onde o que está dentro vale muito mais do que as coisas que podemos ver. E quem sabe um dia as coisas voltem a ser como deveriam ser, porque temos duas escolhas, ou seremos a luz do mundo ou ainda teremos que ser a luz da igreja! Amar a Deus e amar ao próximo, busque saber mais sobre isso!

Brilhe, faça-os perguntar o que você tem! Faça-os desejar que não estivessem do lado de fora entediados...”. (Peter Furler)

Ps.: Isso não é uma crítica aos nossos líderes, apenas fala sobre a questão do julgar as pessoas pelo que elas aparentam. (Bia)
Autor: Rodrigo Garcia
(Postado por: Beatriz Protazio)