sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Verdadeira Sabedoria

Para começar, explicarei o título. O título na verdade quer dizer, 'a verdadeira sabedoria na mente de Cristo, descrita por Salomão', tentei explicar ou pelo menos transmitir sobre o que Deus tem me aberto os olhos à respeito da Verdadeira Sabedoria.
Para iniciar, tomaremos como base, o trecho de Provérbios 9; 7-9.
“O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina”.

O Rei Salomão, brilhantemente ilustra uma realidade em nossos dias, creio assim que seus contemporâneos agiam de forma semelhante aos meus.
Quando ele diz: “O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si;”, aplicando na atualidade é simplesmente o fato de que não devemos insistir e argumentar, por vezes até discutir com aqueles que zombam de nossa crença, afinal tolos são eles, e nós não ganharemos nada mais que um bela dor de cabeça. Assim como, quando ele cita “o que censura o ímpio recebe a sua mancha”, percebe-se ai, não uma negação do autor à pregação o evangelho às criaturas, e sim um ensinamento, que exemplifica como deve ser nosso comportamento ao receber palavras amargas e até mesmo hostis daqueles que não partilham de nossa fé(e não somente com estes, mas também com nossos irmãos em Cristo), semelhantemente ao que Cristo nos irá mostrar no NT, quando ele diz em Lucas 6:29 - “Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra” .. , Salomão nessa passagem nos encoraja há agir com sabedoria, ter a mesma mente de Cristo, e é essa a essência do genuíno evangelho.Mas não é só isso, Salomão nos mostra o ‘lado bom da moeda’, meditando essa passagem é como se meus olhos fossem abertos para o reconhecimento do tolo e do sábio, das minhas próprias atitudes, as sábias e as tolas, e para me encorajar a mudança, a mudar, a ter a mente de Cristo, agir e principalmente pensar como Ele pensava, quando Salomão cita, “repreende o sábio, e ele te amará” .., fica tão transparente quanto a água que aquele que é realmente sábio, e ama a sabedoria, não despreza o concerto, mas sim ama a correção, e não só isso, ama a quem corrige. E se pararmos para analisar nosso cotidiano, quando fazemos algo errado e nossos pais dizem ‘meu filho mais tarde você entenderá que o que estou fazendo é porque te amo’, confesso, isso me soou sínico, por toda a vida, mas lendo Provérbios entendi o verdadeiro sentido dessa frase, e que não apenas eles nos amam, mas que se nós somos sábios/ou nos consideramos como tais, devemos amá-los também.
Finalizo, este texto com Provérbios 9; 10:
“ O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”.

Sola Scriptura.
Escrito em: 17 de Julho de 2009.
(Autoria e Postagem: Beatriz Protazio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário