terça-feira, 1 de junho de 2010

O perigo de se sentir santo.

Não, não façam essa cara de..'como pode?!' 'Perigo em se sentir santo?!'

É isso mesmo, o perigo de se sentir santo. Vinha refletindo sobre havia algum tempo já, sobre aquela sensação de 'estar bem com Deus' e, sabe de uma coisa? Devemos tomar extremo cuidado com essa 'sensação', pois ela pode gerar uma série de problemas em nosso relacionamento com Deus.

Vinha 'conversando' com Ele (O Grande) um dia desses e me perguntava porque de um tempo pra cá estava me sentindo estranha ao entrar na Igreja, bem como dando demasiado valor ao modo de tratar meus semelhantes, então, eis que Ele vem providencialmente com a resposta, como uma brisa em meus ouvidos:

'Isso é consciência de graça (favor imerecido).'

Exatamente, somos salvos pela graça, vivemos pela graça.



"Porque pela graça
sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras,
para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9).



Dali por diante comecei a perceber quão grande era a minha petulância em achar que era merecedora de algo, de 'cobrar' o porque Ele não tinha feito isso, ou porque havia deixado aquilo acontecer. Fui percebendo que nada do que eu pudesse fazer ou deixar de fazer me traria a salvação, ou faria com que Ele me notasse ou me amasse mais, notando que Ele cuida de mim e me ama, independente de mim mesma ou de minhas ações e que, eu devo fazer o mesmo em relação aos que me rodeiam, simplesmente amar, ainda que digam contra mim e contra os meus, ainda que abram feridas em meu coração, devo amar, pois foi isso que Ele fez por mim. Sabendo que amar aos outros é uma forma de adorá-Lo e fazer com que Ele seja conhecido.



Aquele que ama a seu
irmão está na luz, e nele não há escândalo. (1 João 2.10)


O perigo de se sentir santo é começar a negligenciar todas essas coisas, começar a se achar digno de Sua presença. Não, nós não somos dignos, pois somos pobres pecadores, mas por JESUS CRISTO, o Filho de Deus, achamos a graça e agora podemos ter com Ele no intímo de nosso coração e adorá-Lo em verdade. Por isso, cuidado! Não dê uma de 'super-crente', você pode começar a se achar o 'santo dos santos dos santos', tá ligado?


B. Protazio


Nenhum comentário:

Postar um comentário